Game Maker - Aula 2 - Interface

Nome: Game Maker – Aula 2 – Interface
Nível: Iniciante
Descrição: Bom, nessa aula falaremos sobre a interface do Game Maker e seus recursos, para termos idéia da simplicidade com que o Game Maker trabalha.
Créditos: Allison ou X-Games

Hoje vamos falar sobre a bela e impecável interface do Game Maker 8.0, é bem simples, só basta saber usar. Vou direto ao assunto. Vamos visualizar agora sua interface geral.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real


Barra de Títulos: Como o nome já supõe, é o título do seu jogo, ou seja, o nome, o nome do programa, ou seja, o Game Maker e a versão a que se refere o programa.
Barra de Menus: Menus com fácil interação para melhor entendimento e mais simplicidade. As seguintes barras de menus são:

File:
New – Abre um novo arquivo
Open – Abre uma janela de diálogo, aonde você escolhe qual gmk quer abrir
Recent Files – Carrega opção para abrir os arquivos recentemente fechados.
Save – Salva as alterações no arquivo já existente
Save As – Salva um novo arquivo, cujo nome você diz na caixa que aparecerá
Create Execultable – Compila seu jogo de gmk, para exe (modo de execução)
Publish Your Game – Publique seu jogo no site oficial do Game Maker (YoYo Games)
Import Resourses – Importar recursos, faz o trabalho de importar os arquivos .gmres
Export Resouses – Ele exporta os recursos escolhidos, como: objetos, scripts, sons, etc., para o arquivo .gmres, que pode ser carregado com a opção acima, é muito bom para equipes.
Advanced Mode – Modo Avançado, isso faz com que expanda seu GM (Game Maker) por favor, marquem essa caixa, assim você terá mais recursos e funções disponíveis.
Preferences – Preferências, configure algumas preferências do GM, por exemplo, a cor dos scripts, entre outros.
Exit – Sair do Game Maker

Edit:
Aqui fala sobre as opções para editar os recursos, é bem simples, se você tiver uma noção básica do inglês, você vai ver. Não entrarei em detalhes para a aula não ficar muito extensa.

Resourses:
Bom, eu explicarei detalhadamente como funciona as primeiras funções, vamos falar um pouco sobre as últimas.
Define Constants – Não adiantará eu explicar sobre constants à você, não entenderiam nada, deixa para próxima.
Define Triggers – Eu expliquei um pouco sobre triggers, porém, é um pouco mais complexo, vou tirar uma aula só para as constants e o triggers
Incluid Files – Esse aqui é bem importante, ele inclui arquivos ao executável, ou seja, se você estiver usando um arquivo, por exemplo uma DLL, você inclui ele dentro do arquivo do jogo, assim deixará seu jogo mais pesado, claro, porém é bem mais simples de se usar.

Scripts:
Temos algumas coisas adcionais para os scripts, como o Import e Export scripts, que servem para importar e exportar um arquivo .gml. Temos também, todas funções e variáveis próprias que existem no GM.

Run:
Aqui você pode testar o seu jogo, no modo normal, ou no modo depurador.

Window:
Aqui são as opção de janela, é mais para o visual do programa e conforto para o programador.

Help:
Aqui fica o arquivo de ajuda e todo contato com o Game Maker e seus web sites, fóruns, etc.

Barra de Trabalho:

Expandir esta imagem

1 – Criar um novo arquivo.
2 – Abre um arquivo em gmk
3 – Salva um arquivo em gmk, gmk é a extensão que o game maker salva seus editáveis, salvar em gmk, é salvar todo o jogo não pronto, depois de aberto pode ser editado, ou seja, ele vai salvar todo o motor que faz o jogo rodar, esse tipo de arquivo é chamado de “engine”.
4 – Cria um executável do jogo, isso faz compilar seu jogo para exe, assim, passando de gmk (modo editável) para exe (modo de execução)
5 – Publicar seu jogo na YoYo Games, com esse botão, você vai entrar com seu navegador padrão no site da empresa, vai redirecionar para um cadastro e depois você pode publicar seu jogo, assim fazendo o mesmo muito mais populoso e jogado.
6 – Executar seu jogo, eu acho que nós vamos usar muito essa função para testar nosso jogo, ele executa seu jogo, dando um exemplo de como seria seu executável.
7 – Executar jogo em modo de depuração, isso faz com que você ao mesmo tempo de executar, veja suas informações.
8 – Criar sprite, eu vou explicar o que são sprites mais na frente
9 – Cria um som
10 – Cria um plano de fundo ou background
11 – Cria um caminho ou path
12 – Cria um script
13 – Cria uma font ou fonte
14 – Cria uma Time Line ou Linha do Tempo
15 – Cria um objeto
16 – Cria uma room ou casa
17 – Checar e editar as informações feitas por você do seu jogo, isso serve como um tipo de arquivo de ajuda, quando o jogador aperta F1, vai aparecer o que você escreveu.
18 – Checar as configurações globais, como por exemplo, se poderá apertar “esc” para sair, qual a imagem que aparecerá quando o jogo estiver carregando, e muitas outras opções
19 – Pacotes de extensões, isso adiciona, remove ou vê as informações das extensões
20 – Mostrar o help do game maker, esse arquivo de ajuda é muito útil para se entender as funções e como usa-lás, porém está em inglês e é um pouco complexo.

Área de Recursos:
Aqui ficará todos os seus recursos internos, tipo sons, scripts, objetos e etc. é aonde você mais trabalhará, pois daqui será controlado tudo.

Área de Trabalho:
Todas as janelas, editores de texto, objetos, sprites, e adereços aparecerão aqui, ou seja, aonde você irá trabalhar.

Pronto, ufa, essa demorou mais valeu a pena, bom, teve algumas funções e botões que eu não expliquei, por que se eu explicar vocês não entenderiam nada, elas requerem um nível mais alto de conhecimento, por exemplo, as constants, requer saber sobre variáveis, então é melhor eu explicar depois. Tentei passar o melhor para vocês, espero que gostem, até mais.

0 comentários:

Postar um comentário

A equipe Tutorialistas Agradece o seu comentário!

 
Coding Lux © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour